Eu sou daquele tempo, e aqueles daquele tempo são do tempo agora

IMG_0766

“eu sou daquele tempo, e aqueles daquele tempo são do tempo agora” foi uma frase que nos disse Ezequiel Tremembé, um jovem guerreiro que conhecemos na comunidade Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará. Filmamos essa comunidade em janeiro de 2015, e com o material recolhido, mais muitas imagens apropriadas da mídia, montamos um curta documentário e esta experiência em live cinema / videoperformance. Ao fundo, projetamos imagens de vistas superiores de cidades, monoculturas agrícolas, trânsito, mineradoras e outras imagens despersonalizadas de cenários do mundo contemporâneo. no chão, uma espécie de “skyline” de televisores de tubo exibindo imagens de canais abertos, propagandas, e também o curta documentário sobre os Tremembé, outra colagem de videos sobre tribos do sul e do xingu, e imagens em circuito fechado da performance ao vivo que acontecia entre os dois planos de imagens. A mulher, presa entre os dois planos de imagens, repetia “Eu sou o outro [nome de um dos povos indígenas no Brasil contemporâneo]”, e mordia uma grande tapioca, como um antropófago dos tempos da colonização.

O trabalho foi realizado no Sesc Campinas, no dia 23 de junho de 2015, no festival internacional Performance em Encontro, em coautoria com o artista Alexandre Silveira.

“Eu sou daquele tempo, e aqueles daquele tempo são do tempo agora” was a frase said to us by Ezequiel Tremembé, a young warrior that we met at Tremembé comunity at Barra do Mundaú, at Ceará state. We were there filming in january 2015, and we assembled a short film and this experience in live-cinema / videoperformance, using these footage plus images apropriated from media. This work was shown at Sesc Campinas, at 23 of june 2015 at the international festival Performance em Encontro, in co-autorship with the artist Alexandre Silveira.

 

<p><a href=”https://vimeo.com/150522702″>Eu sou daquele tempo, e aqueles daquele tempo s&atilde;o do tempo do agora</a> from <a href=”https://vimeo.com/user33289400″>VEIGA MONTEIRO</a> on <a href=”https://vimeo.com”>Vimeo</a&gt;.</p>

Anúncios